Translate

ENCONTROS REGIONAIS 2013



II Encontro Regional dos Estudantes de Agrárias do Sudeste e Centro-Oeste - 2013:
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Seropédica/RJ - 30/05 à 02/06/13.



O Encontro Regional dos Estudantes das Agrárias ( EREA) surgiu como proposta de ser um  espaço de inclusão de debates, integração e trocas de experiência entre estudantes de agrárias,  profissionais das áreas e movimentos do campo. Desde a primeira edição, sua construção vem se  dando por estudantes de outros cursos, organizados ou não em executivas e centros acadêmicos.

Para o II EREA teremos como tema “ O papel da Juventude na Transformação da Realidade do  Campo Brasileiro”, numa perspectiva de  analisar as múltiplas intervenções que os estudantes tem realizado nas áreas rurais e as contribuições que a universidade vem oferecendo na construção do sujeito universitário.

Além dos debates, teremos oficinas, vivências, feiras, etc. Neste sentindo deixamos o  convite a todas e a todos.

Vamos juntos transformar a realidade do campo brasileiro!



“Não é preciso ser filho de doutor,
Jovem da roça também tem valor "





XIII Encontro Regional de Agroecologia do Nordeste
Instituto Federal do Ceará - Crato/CE - 01 à 05/05/13.


O Encontro Regional de Agroecologia (ERA) é um ambiente de inserção no debate sobre agroecologia, pensado inicialmente para os estudantes dos cursos das agrárias, mas que no decorrer de sua história vem se reinventando e atraindo novos sujeitos para essa construção.

Para o nosso XIII ERA Nordeste além da participação da FEAB, ENEBio, ABEEF e ENEV teremos também uma atuação mais próxima dos movimentos camponeses pertencentes a Via Campesina - como o MST, MAB e MPA – e dos(as) Quilombolas da região do Cariri cearense. Tendo como horizonte uma maior interação entre os atores da construção da agroecologia no Brasil e um fortalecimento dessas organizações, através da aproximação de novas pessoas interessadas em construir esse grande movimento em defesa de nossa natureza e pela soberania alimentar.

Nesse encontro traremos como temática a “Juventude do campo e da cidade: semeando a transformação que sonhamos.” entendendo que a juventude cumpre um papel importante e é protagonista dessa revolução agroecológica por ser ela quem construirá hoje o que viveremos no amanhã.

Dessa forma o encontro trará debates sobre a situação da juventude em nosso país e sobre o seu papel na construção da agroecologia, além de como se dá a inserção do jovem no campo brasileiro e de como ele é explorado e exterminado pelo agronegócio.

Além de tratar sobre o êxodo dessa juventude, as relações de gênero, acesso a educação e outros serviços. Entendendo que a agroecologia não é só política, mas também ciência e técnica,dessa maneira trazemos as oficinas e vivências com o intuito de preparar os encontristas para serem capazes de reproduzir e utilizar em seus locais de inserção as técnicas agroecológicas.

Assim convidamos todos e todas a virem para o nosso Cratinho de açúcar, terra abençoada pelo Padim Ciço construir junto da gente a agroecologia que sonhamos e que queremos.





“A vida tava tão boa” (Coco Raízes de Arco Verde)


A vida tava tão boa, pra quê mandou me chamar
Eu tava no juazeiro, no sertão do ceará
A vida tava tão boa, pra quê mandou me chamar
Tava no crato, de crato para monteiro
De monteiro para o crato, e do crato pra juazeiro.
Depois do crato eu voltei para monteiro.
De monteiro para o crato, e do crato pra juazeiro.
A vida tava tão boa, pra quê mandou me chamar
Eu tinha só 13 anos, você pode acreditar
A vida tava tão boa, pra quê mandou me chamar

Quando minha mãe morreu, eu só pensava em chorar.
A vida tava tão boa, pra quê mandou me chamar

Parti para o juazeiro pensando em trabalhar.
A vida tava tão boa, pra quê mandou me chamar
Fiquei com a minha tia na roça eu fui plantar.
A vida tava tão boa, pra quê mandou me chamar

Esse coco é todo meu, você pode acreditar.
A vida tava tão boa, pra quê mandou me chamar
Canto coco e canto roda para a moçada brincar.
A vida tava tão boa, pra quê mandou me chamar."








Nenhum comentário:

Postar um comentário